Pages

Aula de ciências

                                                        Tipos de raiz

Há vários tipos de raiz.Muitos, além de fixar a planta no solo e absorve água com sais minerais, podem ter funções especiais para a planta.

- Raiz perpendicular ou axial
   As raízes que crescem perpendicularmente ao solo e possuem um eixo principal do qual saem as ramificações são denominadas  axiais ou perpendiculares. São típicas das plantas dicoteledôneas e gimnospermas  e podem se aprofundar a muitos metros no solo.

 - Raiz fasciculada

   Quando não há uma raiz principal e todas as raízes partem do caule, do ponto em que este entra na terra, tem- se a raiz fasciculada. Ao arrancar um pouco de capim ou grama do solo, você pode ver um emaranhado de pequenas raízes sem que tenha destaque. Não se fala nesse caso em raiz principal raízes secundárias. Muitos denominam a raiz fasciculada de raiz em ''cabeleira'', pois o aspecto permite essa lembrança.

- Raiz Tuberosa

    Há várias raízes que acumulam reservas alimentares. A cenoura, a beterraba, o rabanete, a mandioca e a batata- doce são exemplos dessas raízes.
   É muito vantajoso para a planta reservar matéria nutritiva  na raiz, pois dentro do solo é mais difícil que seja devorada por animais e guardar alimentos nas folhas seria muito pesadas.
   As reservas alimentares, principalmente o amido, um açúcar dos vegetais, são guardadas pelas plantas até serem usadas para a produção de novas folhas, flores e frutos. As raízes são colhidas e o amido é utilizado antes que a planta comece  a usá- lo como fonte de energia.

- Raiz tabular
  
  Certas árvores, como as figueiras, apresentam raízes que as mantêm firmes no solo. Essas raízes  lembram tábuas e garantem maior estabilidade contra a ação de ventos fortes, além de aumentar a superfície respiratória. Às vezes, alcançam a altura de uma pessoa.

- Raiz suporte ou escora

     Na região de encontro de rios com o mar, há solos movediços denominados mangues. Neles é comum a presença de árvores de pequeno porte, apoiadas no solo lodoso, com raízes suporte.
    As raízes suporte servem para aumentar a base de sustentação  dessas árvores.

- Raiz respiratória

  Outro problema que existe na região do mangue é a falta de gás oxigênio no solo. Por estar constantemente encharcado com água de rio ou de mar, esse solo não tem gás oxigênio suficiente para a raiz da planta respirar. A raiz respiratória também é conhecida como pneumatóforo, cresce verticalmente para cima do nível da água e consegue o gás oxigênio que falta dentro do solo.

- Raiz sugadora

   As plantas parasitas, como o cipó- chumbo, consegue retirar alimento de outras plantas. Para isso possuem uma raiz sugadora, também denominada haustório. Essa raiz até os vasos condutores da planta atacada, de onde retira água e alimentos.

1 comentários:

Unknown disse...

Muito bom

Postar um comentário

 
© Template Scrap Suave|desenho Templates e Acessórios| papeis Bel Vidotti