Pages

Aula de português

                        O texto - A viagem
   Da plataforma do meu trem eu vejo as cosias passarem.

Passou uma casa correndo, atrás dela passou um quintal e uma dona gorda com o filho no colo e trouxa na cabeça.
Passou um rebanho-de-vacas mastigando tristimente, sem ter outras coisas que fazer.
Passou um urubu voando assustado a procura da roubada solidão.
Passou depois uma flor de braços dados com outra flor, dançando, dançando ...
Passaram tambem montanhas e abismo, pontes e tuneis.
Só que eu fiquei parada na plataforma a espia tudo.
Chegou o chef do trem, disse que eu não podia ficar ali e sumiu tambem.
Passou a estação pequenina com homem de uniforme e bandeira verde acenando sem parar .
Eu chamei amiga para perto.
E então, ficamos vendo as coisas passarem.
                                         ( Maria Clara Machado) ->

  1º) Em que lugar encontrava-se o personagem narrador ?
 R- num trem.

  2º) O que o texto Viagem descreve ?
R- O que ele ver em sua viagem, nas pessoas, nos aimais, flores dentre outras coisas.

3º)A repetição de verbos dançando...No gerundio da ideia que .?
 R- que a flor dançava, que fazia ese gesto repetinamente, váriias vezes.

4º) Cite as caracteristcas que poderia ser atribuida ao personagem principal?
 R-Que ele era um passageiro do trem, que estava vendo as coisas pasar de tal maneira diferente da forma que etasva acontecendo realmente que ele via as coisas rapidamente.

 5º) Cite personagens que personalizam coisas e animais no texto?
R-uma dona gorda com o filho no colo e trouxa na cabeça,rebanho-de-vacas,um urubu, flores, motanhas...

0 comentários:

Postar um comentário

 
© Template Scrap Suave|desenho Templates e Acessórios| papeis Bel Vidotti