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Educação no trânsito

           A educação no trânsito é nada mais nada menos do que você repeitar e ser respeitado.
Abaixo você poderá ver alguns tópicos de EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO :

                                                                   
   História no trânsito :
  XVI - Caminho do Peabiru. Partindo do planalto catarinense, atingia o Rio Paraná, na altura da extinta Sete Quedas.
Século XVII - Caminho Velho. Do Rio de Janeiro a Parati, daí a Taubaté, Pindamonhangaba, Guaratinguetá, às roças de Garcia Rodrigues, afinal ao Rio das Velhas. Exigia trinta dias de viagem.
Século XVIII - Caminho Novo. Do Rio de Janeiro a Irajá, ao engenho do alcaide-mor Tomé Correia, ao Porto do Nóbrega (no rio Iguaçu) até o sítio de Manuel do Couto (em Minas Gerais).
1731 - Caminho de Viamão (Caminho das Tropas). Inicialmente chamado Caminho da Mata, a ligação entre a cidade de Viamão (Rio Grande do Sul), passando pela região dos Campos Gerais (Paraná), até atingir a cidade de Sorocaba (São Paulo).
1854 - Primeira locomotiva a vapor do Brasil, Estrada de Ferro Mauá, ligando Rio de Janeiro a Raiz da Serra, perto de Petrópolis.
1856 - 12 de março, Decreto n.º 1.733 autoriza a primeira concessão de transportes urbanos que se locomovem por meio de animais sobre trilhos de ferro no Rio de Janeiro.
1858 - 9 de fevereiro, segunda estrada de ferro do Brasil, em Pernambuco, Estrada de Ferro D. Pedro II, ligando Pernambuco ao São Francisco, atual Central do Brasil.
- O interesse pela exploração de minerais oleíferos teve início, para explorar carvão mineral e xisto betuminoso para fabricar gás de iluminação, às margens do Rio Maraú, na Bahia. Este é o primeiro registro da busca do que futuramente seria chamado de petróleo no Brasil.
1864 - Primeira referência do petróleo no Brasil, com a extração de turfa de petróleo e outros minerais em Ilhéus e Camamu, na Bahia.
1867 - Estrada de Ferro Santos-Jundiaí
1868 - 9 de outubro, inaugurada no Rio de Janeiro a primeira linha de bonde no Brasil, eram puxados por tração animal.
1870 - Estradas de Ferro Recife-Olinda e Beberibe.
1871 - Estrada de Ferro União Valenciana, na província do Rio de Janeiro.
1872 - Estrada de Ferro Leopoldina, ligando Minas Gerais ao Rio de Janeiro.
1873 - Estradas de Ferro Macaé-Campos, Campos-São Sebastião e Itauna.
1875 - Estradas de Ferro Baturité, no Ceará; Central da Bahia e de Nazaré; Sorocaba e Mojiana
1880 - Estrada de Ferro Oeste de Minas.
1883 - Estrada de Ferro Conde d’Eu, na Paraíba.
1884 - Estrada de Ferro D. Teresa Cristina, em Santa Catarina.
1885 - Estrada de Ferro Paranaguá-Curitiba.
1888 - Patente primeiros pneus para bicicletas, posteriormente desenvolvido para veículos- John Dunlop.
1891 - Henrique Santos Dumont (irmão de Alberto) trouxe de Paris o 1º carro a circular no país, em São Paulo. Peugeot com motor Daimler de patente alemã.
1894 - 12 de maio, inaugurado o primeiro bonde elétrico, na cidade do Rio de Janeiro.
1897 - No Rio de Janeiro o abolicionista José do Patrocínio, saia pelas ruas dirigindo um veículo a vapor, importado da França.
1898 - As bicicletas eram importadas
1900 - Em Petrópolis, Rio de Janeiro, Fernando Guerra Duval, dirige o primeiro carro de motor a explosão, um Decauville de 6 cavalos, movido a benzina.
1903 - Em São Paulo, Francisco Matarazzo, licenciava o primeiro automóvel no Brasil.
- Francisco Fido Fontana traz o primeiro automóvel para Curitiba.
1904 - Primeiros veículos da Ford a serem importados.
1910 - Decreto n.º 8.324 aprova o regulamento para o serviço subvencionado de transportes de passageiros ou mercadorias por meio de automóveis industriais, ligando dois ou mais Estados da União ou dentro de um só estado
1917 - I Congresso nacional de Estradas de Rodagem
1919 - Em 24 de Abril, a Ford Motor Company em Detroit (EUA) decide criar subsidiária no Brasil.
-1º de Maio, início das atividades da Ford no Brasil.
- Primeira sondagem oficial do petróleo, em Marechal Mallet, no Paraná, foi abandonado no ano seguinte.
1921 - Inauguração da linha de montagem (FORD) em SP.
- 26 de dezembro, Lei n.º 1.835-C cria, na Diretoria de Obras Públicas, uma inspetoria de Estrada e Rodagem, estabelecendo normas para o estudo, construção e conservação, segurança e policiamento das estradas de rodagem ("Lei Magnifica").
1925 - Montagem Linha GM.
1926 - Montagem linha INTERNACIONAL HARVESTER de caminhões.
- Instalação da Cia Geral de Motores AS, depois denominada General Motors of Brazil SA.
1927 - Henry Ford plantou imensos seringais no Pará, para abastecer de borracha suas fábricas, construiu Fordlândia, no Médio Tapajós, em 1934, uma praga arrasou dois milhões de seringueiras. O Sr. Ford insistiu e começou tudo de novo, a 80 quilômetros, construindo Belterra e tudo se repetiu. Fordlândia hoje é uma cidade fantasma e Belterra, com um pequeno número de habitantes, mantém os ares de uma pacata cidade do velho oeste.
1928 - 24 de julho, Decreto n.º 18.323 cria a "Polícia de Estradas" e define as regras de trânsito rodoviário da época.
1929 - 17 de dezembro, Decreto n.º 19.038 promulga a convenção internacional relativa à circulação de automóveis, firmada em Paris a 24 de abril de 1926.
1930 - "GOVERNAR É ABRIR ESTRADAS". Presidente Washington Luiz Pereira de Souza.
- A partir de 1930, as placas de trânsito começaram e ser implantadas no Brasil.
1931 - Escândalo do ferro e do petróleo. "Explorar petróleo para dar ao povo brasileiro um padrão de vida a altura de suas necessidades". Monteiro Lobato.
1934 - Início das importações de caminhões e automóveis Volvo, para o mercado brasileiro.
1938 - Decreto-lei n.º 395, de 29 de abril, Getúlio Vargas criou o Conselho Nacional de Petróleo – CNP.
- 15 de dezembro, o interventos federal do Estado Sr. Manoel Ribas, criou o Departamento do Serviço de Trânsito (DST) - atual DETRAN/PR, ligado a Polícia Civil.
1939 - 22 de janeiro, descoberta do petróleo, cidade Lobato - BA. Desde 1931, por interesses privados e sem apoio do governo, inicia-se a procura de petróleo nesta região, quando encontrado o governo contrata geólogos estrangeiros para um parecer, o qual foi de que o petróleo encontrado em Lobato fora ali colocado artificialmente, quando finalmente comprovado a existência real esta área passou a ser considerada prioritário pelo próprio governo .
- Início da construção da rodovia que liga Rio-Bahia, (BR-393/BR-116), foi a primeira estrada brasileira de longo percurso e a primeira via efetiva de integração nacional.
1940 - 250 mil veículos, frota circulante entre importados e montados no Brasil (atualmente a frota é de 30.939.466 veículos).
1941 - 28 de janeiro, Decreto-lei n.º 2.994 institui o primeiro Código Nacional de Trânsito.
- 25 de setembro, Decreto-lei n.º 3.651 dá nova redação ao Código Nacional de Trânsito. Ficam criados o Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, com sede no Distrito Federal e subordinado diretamente ao Ministério da Justiça e Negócios Interiores, e os Conselhos Regionais de Trânsito – CRT, nas capitais dos Estados, subordinados aos respectivos governos.
1945 - Após a Segunda guerra mundial, as motocicletas tornaram-se veículos populares, no entanto, caíram em desuso devido a dificuldade de importação.
- 27 de dezembro, Decreto n.º 8.463 cria o Departamento Nacional de Estradas e Rodagem – DNER, e os Distritos Rodoviários Federais. Surge, a partir daí, a denominação Polícia Rodoviária Federal, uma vez que o artigo 2º concede ao DNER o direito de exercer o poder de polícia de tráfego.
1949 - Começou a produção de bicicletas no país, pela Caloi.
- Primeiro modelo de caminhão produzido pela Fábrica Nacional de Motores – FNM.
Década 50 - SURTO RODOVIÁRIO, larga escala na montagem de automóveis e caminhões.
- "O PETRÓLEO É NOSSO".
1950 - A Volkswagem começa a montar o VW Sedan, o popular "Fusca", com componentes importados da Alemanha.
1952 - 28 de Fevereiro, criado, em Curitiba, o Batalhão de Polícia de Trânsito, com o nome de Serviço de Guarda Sinaleira de Trânsito da Polícia Militar.
1953 - Proibição da importação de veículos, reaberta no Governo Collor.
- 3 de outubro, é criada a Petrobrás.
1954 - 10 de maio, início das atividades da Petrobrás, com a produção de 2.700 barris de petróleo/dia.(Hoje 1.300.000 barris de petróle/dia).
1956 - Inauguração da Mercedes-Benz do Brasil AS, em São Bernardo do Campo, SP, com a produção do L-312, o primeiro caminhão brasileiro.
- 16 de junho, o presidente Juscelino Kubitschek, criou o Grupo Executivo da Indústria Automobilística – GEIA, este órgão estabeleceu as normas para a fabricação de automotores integralmente brasileiros.
- É criado a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores – ANFAVEA.
1957 - A Rede Ferroviária Federal S.A. – RFFSA, é criada pelo governo federal, controla atualmente cerca de 22.067 quilômetros de vias férreas, transportando mercadorias diversificadas.
- 2 de setembro, inauguração da Fábrica Volkswagen em São Bernardo do Campo, com a produção da Kombi.
- A Scania-Vabis Motores Diesel é instalada.
1959 - Inaugurada a Fernão Dias (BR-381), ligando São Paulo a Belo Horizonte, estimava um volume de tráfego de 1.500 veículos por dia, atualmente, na região de Mairiporã, em São Paulo, transitam 21.000 veículos ao dia.
- 3 de janeiro, o primeiro Sedã 1200 , o "Fusca", totalmente fabricado no Brasil.
- Fundação da Karmann–Ghia no Brasil.
Década 60 - Produção de Veículos 100% Nacional.
1960 - No final de 1960, com a investida das fábricas japonesas no mercado internacional, as motocicletas voltaram a ter destaque no mercado brasileiro.
1961 - Construída a Rodovia Régis Bittencourt (BR-116), trecho que liga São Paulo a Curitiba, foi projetada para receber 8.000 automóveis por dia. Hoje, comporta mais de 32.000 veículos, dos quais 25.000 são caminhões.
1962 - Aberta a Rodovia Belém-Brasília, possui 1.909 quilômetros, atravessa quatro estados: Goiás, Tocantins, Maranhão e Pará e o Distrito Federal, englobando quatro rodovias federais: BR-153, BR-226, BR-010 e BR-316.
- Inauguração da Fábrica da Toyota, em São Bernardo do Campo, SP.
1966 - 21 de setembro, Decreto-lei 5.108 institui o segundo Código Nacional de Trânsito.
1967 - 23 de fevereiro, Decreto-lei n.º 237 modifica o Código Nacional de Trânsito e cria o Departamento Nacional de Trânsito – DENATRAN, integrante do Ministério da Justiça e Negócios Interiores.
1968 - 16 de janeiro, Decreto-lei 62.127 regulamenta o Código Nacional de Trânsito.
1970 - A Rodovia Transamazônica (BR-230), com 5.600 quilômetros, ligando João Pessoa, no litoral Atlântico, à fronteira com o Peru, atravessando a floresta tropical, foi uma das obras faraônicas dos governos militares. Durante os anos 70, ônibus e caminhões percorreram esse caminho, atualmente está abandonada tornando-se intransitável em muitos trechos, na época de chuvas.
1975 - 11 de novembro, Decreto n.º 76.593, com o objetivo de criar uma fonte alternativa de energia, o governo federal cria o Programa Nacional do Álcool – PROÁLCOOL. Em 1990, com a retirada dos subsídios federais à produção do álcool, o programa recuou e as indústrias reduziram a fabricação de veículos a álcool.
1976 - Inauguração da FIAT, em Betim, Minas Gerais.
1977 - Criação da Volvo do Brasil Motores e Veículos, em Curitiba, Pr.
1979 - Início da produção de carros Fiat a álcool, o Fiat 147.
- Crise mundial do petróleo, provoca uma crise econômica internacional.
1981 - 10 de dezembro, Decreto n.º 86.714 promulga a Convenção de Viena sobre o Trânsito Viário.
1986 - Criado pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente o Programa de Controle de Poluição por Veículos Automotores – PRONCOVE.
1989 - A Petrobrás aboliu o chumbo tetraetila como aditivo da gasolina, isso promoveu menos poluição atmosférica, tornando o Brasil, pioneiro na utilização de álcool na gasolina.
1997 - 23 de setembro, Lei n.º 9.503 institui o atual Código de Trânsito Brasileiro.
1999 - O Brasil possui 436 rodovias transitáveis, sendo 150 rodovias federais.
- Rodovias pavimentadas: 164.244 km (9.52%),
- Rodovias não pavimentadas: 1.560.678 km (90.40%).
    Estástisticas de trânsito :
 O Governo do Paraná vem trabalhando exaustivamente no sentido de diminuir ao máximo os acidentes de trânsito, para que a população paranaense, bem como a de outros estados que aqui circulam, sejam poupados desta perversa estatística de vítimas fatais, que situa o Brasil como um dos recordistas de acidentes de trânsito em todo o mundo.
É com uma postura enérgica e persistente por parte da sociedade, em conjunto com a Administração Pública, que poderemos realizar o bem-estar, a segurança e a integridade de todos, alcançando seu objetivo maior: a proteção da vida.
Neste sentido, o Detran/Pr elabora anualmente um trabalho de organização e sistematização de dados referentes ao trânsito por ele jurisdicionado, objetivando um estudo de forma analítica e gráfica, com o propósito de reverter esta situação, produzindo ações que melhorem a qualidade de vida dos cidadãos.
 CURIOSIDADES :
Para um carro numa batida a 65 Km/h os passageiros sofrem um impacto equivalente a 820 Kg.
Mais de 30 mil pessoas morrem no trânsito todos os anos. São mais de 80 pessoas por dia ou 1 a cada 18 min.
No Brasil anualmente morrem mais de 6 mil pessoas atropeladas e ocorrem mais de 300 mil acidentes.
No Japão a multa por dirigir falando no celular é de 90 dólares, na Espanha é de 100 dólares e em Cingapura chega a 600 dólares mais a suspensão da Carteira de Habilitação por 6 meses.
Para um carro bater num objeto fixo a uma velocidade de 60Km/h, equivale a cair de um prédio de 4 andares (numa altura de aproximadamente 14 metros?
Se a velocidade for de 80 Km/h, o impacto equivale ao de uma queda livre de 25 metros?
Uma pessoa adulta só consegue suportar um peso que seja, no máximo, 3 vezes superior ao seu próprio peso?
Mesmo que um veículo esteja numa velocidade de 20 Km/h, o impacto sob um objeto fixo resulta numa força superior a até 15 vezes ao peso da pessoa? Daí resultam os graves ferimentos, que em muitos casos, podem ser fatais.
Quando dois veículos a 25 Km/h se chocam, as velocidades se somam-se, resultando num impacto correspondente a 50 Km/h?
40% das mortes em acidentes são causadas por choque em para-brisas ou o painel de instrumentos?
30% das lesões fatais em colisões foram causadas porque a vítima bateu contra o volante?
Uma em cada 5 lesões aconteceu porque pessoas dentro do veículo bateram-se umas contra as outras?
8 em cada 10 pessoas que não usavam cinto de segurança morreram em acidentes com pelo menos um dos veículos a menos de 20 Km/h?
Os cintos de segurança são desenvolvidos tendo por base o indivíduo adulto? Por isto, não devem ser usados por crianças com menos de 1,40m de altura.
Corpo humano tem pouca resistência ao impacto. Um pedestre atropelado por um automóvel trafegando a 30Km/h tem 95% de chance de sobreviver; a 40Km/h tem 85%; a 50Km/h tem 55% e a 60Km/h tem 30% de chance de sobreviver.
Café forte, banho frio e “tomar ar” não protegem a vida de um motorista alcoolizado, e que em alguns países não existe um mínimo tolerado, lá a tolerância é zero e com a suspensão definitiva da habilitação.
Em uma colisão a 60 km/h, o peso é multiplicado por 50, uma mala de 7kg atinge 350 kg, um cachorro de 10kg atinge 500kg, uma criança de 20kg atinge 1.000kg, peso de um urso, uma mulher de 50kg atinge 2.500kg, peso de um rinoceronte, e um homem de 70kg atinge 3.500 kg, peso de um hipopótamo.
Se um adulto levar uma criança no colo quando o carro está em movimento, no caso de acidente ambos são projetados para a frente e o adulto espreme a criança contra o banco dianteiro ou contra o painel, ferindo-a gravemente?
Cerca de 75% dos acidentes ocorrem num raio de 30 Km da residência do motorista?
Que se você estiver sem cinto de segurança, a força dos braços só é eficaz para evitar que você se machuque dentro do carro se ele estiver a 10Km/h?
Que se o veículo estiver a 40 Km/h o motorista sem cinto de segurança pode ser atirado violentamente contra o pára-brisas ou arremessado para fora do carro?
Que o acidente de trânsito é o segundo maior problema de saúde pública do Brasil, perdendo apenas para a desnutrição.
Que o trânsito é a terceira causa de morte do país ficando atrás apenas das doenças do coração e do câncer.
Mais de 50% dos leitos em hospitais são ocupados por vitimas de acidente de trânsito.
Para cada pessoa que morre no trânsito, duas ficam inválidas e sete ficam com sequelas.
Que existe uma associação brasileira que luta pelos direitos dos pedestres? ABRASPE (Associação Brasileira dos Pedestres)
Na maioria dos atropelamentos o pedestre é arremessado para o alto e rola por cima do capô.
Que 35% da população do país se locomove a pé, 32% utilizam o transporte público, 28% locomovem-se de carro, 3% de bicicleta e 2% utilizam a motocicleta.
Que o uso de equipamento de segurança, como bebê-conforto, cadeirinhas, booster e cintos de segurança de três pontos, reduzem em 70% os riscos de mortes e lesões graves em crianças num acidente de trânsito?
Que a cada 4.9 minutos é registrado um acidente em rodovias federais? Que uma pessoa perde a vida a cada 84 minutos e uma pessoa é ferida a cada 8.8 minutos?
Que em um acidente a parte do corpo com maior risco de se ter uma lesão é a cabeça, com 75% de probabilidade?
Que mais de 50% dos acidentes são causados por motoristas alcoolizados

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