Pages

Aula de ciências

                       Molusculos
   Os moluscos (do latim molluscus, mole) constituem um grande filo de animais invertebrados, marinhos, de água doce ou terrestres, que compreende seres vivos como os caramujos, as ostras e as lulas.



     Tais animais têm um corpo mole e não-segmentado, muitas vezes dividido em cabeça (com os órgãos dos sentidos), um pé muscular e um manto que protege uma parte do corpo e que muitas vezes secreta uma concha. A maior parte dos moluscos são aquáticos, mas existem muitas formas terrestres como os caracóis.


        A biologia dos moluscos é estudada pela malacologia, mas as conchas - ainda do ponto de vista biológico, não do ponto de vista dos coleccionadores - são estudadas pelos concologistas.
     
       Caudofoveata (habitantes de águas profundas; 70 espécies conhecidas);



Aplacophora (parecidos com minhocas; 250 espécies);

Polyplacophora (cabeça pequena, sem tentáculos nem olhos; 600 espécies);

Monoplacophora (habitantes de fundos oceânicos; 11 espécies);

Bivalvia (ostras, amêijoas, mexilhões, conquilhas, etc.; 8000 espécies);

Scaphopoda (concha carbonatada aberta dos dois lados; 350 espécies, todas marinhas);

Gastropoda (corpo protegido por concha e cabeça bem definida; entre 40 000 e 50 000 espécies);

Cephalopoda (lula, polvo, nautilus; 786 espécies, todas marinhas);

Rostroconchia (prováveis ancestrais dos bivalves;entre outros; cerca de 1000 espécies);

Helcionelloida (fósseis; parecidos com caracóis).
 
    1. Moluscos: corpo mole, geralmente em conchas


        Os moluscos são invertebrados de simetria bilateral, celomados, não segmentados e dotados de corpo mole (do latim molluscum, ‘animal de corpo mole’). A maioria é portadora de concha calcária protetora, embora algumas espécies, como as lesmas e os polvos, não a possuam. Compreendem caramujos, caracóis, lesmas, búzios, ostras, mexilhões, mariscos, lulas, polvos e outros animais menos conhecidos. Muitos deles são consumidos na alimentação humana. Há espécies que medem alguns poucos milímetros e outras que atingem dimensões monstruosas, como o calamar gigante das profundezas abissais, que pode alcançar 15 m de comprimento e pesar algumas toneladas. Algumas espécies de ostras (principalmente as encontradas nas proximidades do Sri Lanka, antigo Ceilão) produzem pérolas muito valiosas. Com relação à importância médica, é interessante lembrar os moluscos planorbídeos (Biomphalaria glabrata), que servem de hospedeiros intermediários para o desenvolvimento larvar do verme causador da esquistossomose.



a) As características gerais dos moluscos



São dotados de corpo viscoso, envolvido por uma concha calcária e constituído de três partes: cabeça, pé e massa visceral.



A massa visceral é recoberta por uma prega epidérmica carnosa chamada manto ou pálio, responsável pela produção da concha calcária.



A concha dos moluscos pode ser univalva (caramujos) ou bivalva (ostras). Neste último caso, as duas peças ou valvas se articulam por uma borda e são movimentadas por poderosos músculos que fazem o seu fechamento ou abertura.



O sistema excretor nos moluscos é constituído de nefrídias, que retiram os excretas da cavidade pericárdia (ao do coração), a qual representa o celoma destes animais, e os derramam na cavidade do manto.



Entre o manto e a concha existe a cavidade do manto ou cavidade palial, que desempenha funções respiratórias.



São organismos triblásticos, celomados e de simetria bilateral.








0 comentários:

Postar um comentário

 
© Template Scrap Suave|desenho Templates e Acessórios| papeis Bel Vidotti