Pages

Aula de português

             A aula de português foi muito Hilária

     Professor Fabrício passou uma atividade valendo 5,0 pontos.Nela constava um texto que foi produzido por Luís Fernando Veríssimo. Leia-o :
     O velho porteiro
  O velho porteiro do palácio chega em casa, trêmulo.Como sempre que tem baile no palácio, sua mulher o espera com  o café da manhã reforçado. Mas dessa vez ele nem olha pra xícara fumegante, o bolo, a manteiga, as geleias.Vai direto à aguardente.Atira-se na sua poltrona perto do fogão e toma um longo gole de bebida, pelo gargalo.
-Helmuth o que foi ?
-Espera Helga.Deixe eu me controlar primeiro.
Toma outro gole de aguardente.
-Conta homem! O que houve com você? Aconteceu alguma coisa no baile?
-Co-começou tudo bem.As pessoas chegando, todo mundo de gala, todos com convite.Sempre tem, é claro, um filhinho de papai sem convite que quer me levar na conversa, mas já estou acostumado. Comigo não tem conversa.
   De repente, chega a maior carruagem que eu já vicinderellae28099s-carriage. Enorme.E toda de ouro. puxado por três parelhas de cavalos brancos. Cavaloes! Elefantes! De dentro da carruagem salta uma dona.
Sozinha. Uma beleza. Eu mim preparo para barrar a entrada dela porque mulher desacompanhada não entra em baile do palácio. Mas essa dona é tão bonita, tão, sei lá, radiante, que eu não digo nada e deixo-a  entrar.
- Bom, Helmuth. Até ai .....
- Espera. O baile continua. Tudo normal. As vezes rola um bêbado pela escadaria, mas nada de mais. E então bate meia-noite. Ha um reboliço na porta do palácio.
Olho para trás e vejo uma mulher mau trapilha que desce pela escadaria, correndo. Ela perde um sapato. E o principe atrás dela.
- O principe?
- Ele mesmo. E gritando para me segurar a esfarrapada. "Segura! Segura!" Preparo-me para segura-la quando ouço uma espécie de "Vum" Acompanhado de um clarão. Viro-me....
-É o que, meu Deus?
O porteiro esvazia a garrafa com um último gole.
- Você não vai acreditar.
- Conta!
- A tal carruagem. A de ouro. Tinha se trasformado numa abóbora. - Numa o que?!
- Eu disse que você não ia acreditar.
- Uma abóbora?
- E os cavalos em ratos.
- Helmuth...
- Não tem mais aguardaente?
- Acho que você já bebeu demais por hoje.
Juro que não bebi nada!
Esse trabalho no palácio está acabando com você, Helmuth. Pede para ser transferido para o almoxarifado.

1- Responda:

A. "O velho porteiro do pahaço...". Qual a diferença entre velho porteiro e porteiro velho?
R-Velho porteiro- Um porteiro que trabalha lá há anos

Porteiro velho- Um porteiro "senhor".

B. Nesse componente ocorreu a fusão de elementos do cotidiano com outros, estranhos à nossa realidade. Quais os elementos estranhos aqui presentes?
R-Que a carruagem não se transforma em ábobora.
-Que os cavalos não se transforma em ratos, e que no nosso mundo não há magia.

 C. Levando-se e consideração o início da narrativa, qual deve ser a sequência mais povável da história narrada?
R-Que primeiro nós tomamos café,depois fazemos nossos afazeres e depois nos divertimos.

2. O que indica a primeira pergunta da mulher do porteiro?
A. Cite e dê a função de cada elemento da estrutura do anúcio publicitário.
R-Dúvida, o por que daquela situação.


  B. Ao escrever uma carta aberta, a persuasão é o objetivo básico. Explique a palavra persuasão e dê um exemplo através de uma frase.
 Quando quero conquistar um presente falo:
-Mãe eu te amo me dê um net

1 comentários:

Roberto Andersen disse...

As postagens estão ótimas. Continue assim.

Postar um comentário

 
© Template Scrap Suave|desenho Templates e Acessórios| papeis Bel Vidotti